Curiosidades sobre Saturno

23 02 2010

- Os anéis de Saturno são formados por uma miríade de cristais de gelo e rocha, pequenos como grãos de arroz ou grandes como uma casa. Toda a estrutura tem cerca de 275 mil quilômetros de largura, mas não ultrapassa 1 km de espessura.

- O brilho dos anéis é devido ao reflexo da luz nos cristais de gelo. Sua estabilidade é garantida, em parte, pelos satélites pastores, que desempenham complexas relações de equilíbrio. Mimas, por exemplo, é responsável pela falta de matéria na divisão de Cassini, e Pan, pela divisão de Encke.

- A origem dos anéis não está plenamente esclarecida: caso tenham sido formados junto ao planeta não é um sistema estável e o material precisará ser reposto periodicamente, ou desaparecerão um dia.

- No volume ocupado por Saturno cabem 760 Terras com folga. Porém sua massa é apenas 95 vezes maior que a terrestre, o que resulta numa densidade menor que a da água. Resultado: se fosse possível colocar o planeta numa enorme piscina ele flutuaria!

- A baixa densidade também pode ser confirmada por outra característica notável de Saturno: ele é o planeta mais achatado de todo o Sistema Solar. O diâmetro polar é 10% menor que o equatorial. O mesmo fenômeno ocorre em Júpiter, mas a diferença é de 6%.

- Enquanto se passa um ano em Saturno, na Terra você envelheceu quase 30 anos. O planeta fica, em média,  9,5 vezes mais longe do Sol do que a Terra, por isso recebe quase 100 vezes menos luz e calor que a Terra.

- Durante alguns anos acreditou-se que Titã seria a maior lua de Saturno e também de todo o Sistema Solar. Essa hipótese foi baseada em medidas feitas por telescópios na Terra, considerando a densa atmosfera de Titã. Coube à

Lindo não?

Voyager 1 devolver o título de maior satélite para Ganimedes, de Júpiter.

- Na mitologia grega,  Saturno é Cronos, titã do tempo. A escolha deveu-se ao fato dos povos antigos já terem percebido que a trajetória de Saturno no céu levava mais tempo que a dos outros quatro planetas visíveis a olho nu, incluindo Júpiter, filho de Saturno.

- Cerca de 50% de seu raio é ocupado por hidrogênio metálico líquido, que só existe sob pressões milhões de vezes superior à pressão ao nível do mar. Acima desta camada, um invólucro de hidrogênio molecular e hélio estende-se até os limites visíveis da atmosfera de Saturno.

- Em Saturno, os ventos que sopram na direção leste são muito mais rápidos que o mais poderoso furacão da Terra, movendo-se com até 70% da velocidade do som. Em nosso planeta, a proximidade com o Sol é a fonte de calor necessária à circulação dos ventos.

- No caso de Saturno, há uma fonte interna de calor, o que também explica porque emite o dobro da radiação infravermelha que recebe do Sol. Provavelmente conseqüência da compressão do hélio nas regiões centrais da atmosfera.

By: Luca Lobo

About these ads

Ações

Information

6 responses

24 02 2010
Curiosidades sobre Saturno « Mundo de Oz

[…] Curiosidades sobre Saturno […]

24 02 2010
Osvaldo de Souza

Legal o texto Luca. Então para colocar um banner lá no blog eu só sei fazer pelo html.. Vou ver se consigo algo..
Abraços.

25 11 2011
Juliana Ferrera Silva

Lucas, eu acho o suas informações sobre saturno muito boas, mas, minha professora até que explica melhor do que voce o porque que Saturno tem os anéis, é serio, minha professora explica ó bá muito melhor que voce, sem querer ofender, mas, bem que voce poderia melhorar seu site sobre Saturno, cá pra nos, até que ele ta meio, quase sem informação né, metade disso eu já sabia, se estou te ofendendo mil perdões, mas, voce merece ouvir, quer dizer ler de alguem o que esse site merece né
OBS: Se quiser uma dica, procura mais informações.

25 11 2011
Juliana Ferrera Silva

Lucas, so eu de novo, a Juliana, quero dizer para voce, minhas desculpas, voce se esforça o maximo e eu insultando, por favor aceite minhas desculpas, mas até que voce pode melhorar, e para falar a verdade, eu não sou criança, eu sou adulta, e bem solteira pelo visto, mas não estou querendo nada, não namorar, mas, voce é bonito, há, e não adianta me ´procurar no MSN, que eu não irei te aceitar e nem mandar um convite de amizade pra voce, eu não quero namorar, ficar, casar etc.. e tal, agora tenho que ir trabalhar.

25 11 2011
Juliana Ferrera Silva

Lucas não veja essas coisas acima que eu escrevi, é tudo baboseira ta´

Achei tudo muito legal,

26 02 2012
giovana

essascuriosidades sao demail polomenos achei um saite que fala e verdade!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 131 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: