Helium 3

29 08 2009

A Lua tem sido estudada pelo homem desde que foi descorberta (o que deve ter sido há muito tempo, aliás, uma esfera branca brilhante no céu chama bastante atenção, até pra trogloditas). É claro que hoje em dia, o homem tem procurado um jeito de tirar dinheiro da Lua. E acharam.

Foi descoberto grande quantidade de Hélio 3 na Lua recentemente.

Foi descoberto grande quantidade de Hélio 3 na Lua recentemente.

Foi descoberto uma grande quantidade de Hélio 3, raríssimo no planeta Terra. Hélio 3 não é radioativo, mas poderia ser usado como combustível em futuras centrais elétricas nucleares, sem deixar qualquer resíduo tóxico. Com as tecnologias disponíveis, o hélio-3 é o único recurso cujo custo-benefício de sua extração na Lua valeria a pena.

O recente anúncio do projeto espacial do presidente norte-americano, que tenciona instalar uma base lunar permanente, fez com que os cientistas começassem a pensar nas vantagens que a colonização da Lua traria à civilização humana. O Hélio 3 foi um destaque.

O Hélio 3 é uma fonte de energia tão poderosa, que supriria a necessidade da civilização humano por mais de mil anos. John Santarius, cientista da Universidade Wisconsin-Madison, afirmou que o hélio-3 fornece um milhão de vezes mais energia do que o carvão.

Pesquisas mostraram que a fusão de dois átomos de hélio 3 não produz nenhuma radioatividade, produzindo apenas hélio normal e hidrogênio. Já outras pesquisas, que utilizaram deutério e trício e mesmo deutério e hélio-3, produzem radioatividade, bem menores que a produzida pela fissão nuclear, mas ainda existente.

Provavelmente será uma opção a longo prazo pois a humanidade ainda não possui a tecnologia necessária para extrair a energia do hélio-3 (Se utilizada a atual, sairia muito caro). Os cientistas esperam que uma fonte abundante de hélio-3 possa encorajar os governos a investirem mais pesadamente na construção de um reator de fusão nuclear, um objetivo que até o momento não foi alcançado.

O processo de mineração consistiria no aquecimento do solar lunar a cerca de 700º C. A essa temperatura o hélio-3 escapa das rochas e poderia então ser coletado.

Agora que você já sabe do Hélio 3, é hora do joguinho!

helium 3

O jogo.

O Discovery Channel desenvolveu um ótimo jogo em flash (online) sobre a mineração do Hélio 3 na Lua.

Enredo do jogo

No ano de 2035, ocorre o previsto “crash da energia”. As reservas de combustíveis fósseis atingem níveis críticos e as fontes renováveis de energia não atendem à demanda.

O planeta Terra está à beira de um colapso. Só a exploração de uma nova fonte de energia poderá mudar este cenário.

Valendo U$ 4 milhões o quilo, o gás hélio-3 não produz subprodutos nocivos e nada menos que 100 toneladas poderiam fornecer energia para o planeta inteiro durante um ano. Tudo que é preciso fazer é ir buscá-lo. 
O hélio-3 foi descoberto durante as missões do Projeto Apollo no anos de 1970. 
É gerado como subproduto das próprias reações nucleares do Sol e soprado pela galáxia por ventos solares. 
Por falta de proteção no campo magnético da Terra, o solo lunar absorveu o hélio-3 por milhões de anos…

Clique no link para jogar:

http://www.discoverybrasil.com/jogos/helium3/


Ações

Information

5 responses

12 01 2010
Julio Santos .

Mundo
Brasil o Gigante da América do Sul termina a década como o primeiro no ranking do Game do super projeto Hélium-3 Discovery CHANNEL.

O projeto é de iniciativa Americano mas quem lidera o ranking do jogo hélio-3 Discovery CHANNEL, com o enredo sobre o futuro da energia e dos combustíveis no Planeta terra desde a sua criação é o Brasil, com um total de 13.307 competidores ativos e tendo na figura do Paulista Hellonmoon e no Gaúcho SoaresCecere ou no Carioca Fernando Mobill os seus principais expoentes no ranking da competição.
Assim sendo é justo o reconhecimento do Gigante da América do Sul como o pioneiro e campeão do ano de 2009 entre as 220 nações participantes, e assim consequentemente também campeão dá primeira década do ano 2000 no mundo. Fazendo assim com isso refletir à nível internacional traços positivos de dinamismo na competitividade online e notável presença da tão conhecida Garra brasileira.
A nossa parte já está feita, Brasil campeão da primeira década do ano 2000 no Game do super projeto hélium-3 Discovery CHANNEL.

26 01 2010
Paulo.

Valeu o interesse destes Brasileiros que proporcionaram ao Brasil, ser o grande campeão até o momento no Game do super projeto hélium-3 Discovery CHANNEL. E em especial para as três máquinas de guerra e mineração online que comandam a liderança no País, que são o Paulista Hellonmoon o Gaúcho SoaresCecere e o Carioca mobill.

26 01 2010
Rafaela letiere.

Um salve! para todos os competidores de garra brasileiros que participam de alguma forma no jogo do hélio-3 Discovery CHANNEL e NASA, e que disputam o projeto sempre com traços de liderança, como no caso do Paulista Hellonmoon que é o segundo no mundo, estando atrás apenas do Canadense Time Jumper, ou o Gaúcho SoaresCecere que quando entra no jogo não tem para ninguém, e o Carioca Mobil que só o nome já distribui o respeito por direito.

26 01 2010
Raísa Guiterres Amaral.

Pelo o que eu intendi isto já pode ser considerado um grande feito por parte do Brasil, e também pelos competidores brasileiros no hélium-3 Discovery CHANNEL, porque acredito que tudo isso deve girar em torno de um dia desenvolver no planeta uma futura consciência de educação ambiental.

21 03 2010
Mauricio Crubusclli.

Esse jogo veio para ficar, e as empresas que tiverem características competitivas podem através dele, projetar o marketing de sua marca para o mundo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: