Jogar Tetris aumenta eficiência cerebral e massa cinzenta, diz estudo

3 09 2009

Cientistas americanos comprovaram que jogar Tetris faz as pessoas ficarem “mais inteligentes”. Um estudo da Rede de Pesquisas da Mente, no Novo México, que será publicado esta semana, indica que a prática do jogo aumenta tanto a massa cinzenta quanto a capacidade cerebral, embora em áreas diferentes do cérebro. ( Clique aqui para ler o estudo original, em pdf )

Segundo Sherif Karama, um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo, as conclusões demonstram que se dedicar a uma “tarefa visual e espacial complexa” pode alterar a estrutura do cérebro e não apenas aumentar a atividade cerebral, contrariando a ideia “ultrapassada de que a estrutura do cérebro é fixa”. (Leia também: Os 25 anos de história do Tetris )

O estudo foi feito com 26 adolescentes que tinham pouca experiência com videogames. A faixa de idade foi escolhida porque cérebros em desenvolvimento têm mais possibilidade de sofrer mudanças. As meninas fizeram ressonâncias magnéticas estruturais e funcionais antes e após o período de três meses de prática, como fizeram as meninas do grupo controle que não jogaram Tetris. A ressonância magnética estrutural foi utilizado para avaliar a espessura cortical e uma ressonância funcional avaliou a eficiência da atividade cerebral.

As áreas que sofreram aumento de massa cinzenta foram as responsáveis pelo planejamento de tarefas complexas e movimentos coordenados e pela coordenação multisensorial.

– Mais massa cinzenta numa área significa que ela não precisará trabalhar tanto na próxima vez que você jogar Tetris – disse o médico Rex Jung, outro responsável pela pesquisa.

As áreas que apresentaram maior eficiência foram as responsáveis pelo pensamento crítico, raciocínio e linguagem.

– Tetris requer muitos processos cognitivos como atenção, coordenação entre mão e olho, memória visual e espacial e resolução de problemas, tudo trabalhando ao mesmo tempo com muita rapidez – diz o médico Richard Haier.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: