Telescópio Kepler em busca de satélites naturais habitáveis

24 09 2009

Desde o lançamento do Telescópio Espacial Kepler, no início de 2009, os

Consepção artística de uma lua habitável, com uma bela vista para o seu planeta gasoso. Imagina só como seria legal...

Consepção artística de uma lua habitável, com uma bela vista para o seu planeta gasoso.

astrônomos têm aguardado  a primeira detecção de um planeta semelhante à Terra, orbitando outra estrela – veja Telescópio espacial Kepler vai começar busca por outras Terras.

O telescópio, que carrega em seu nome uma homenagem ao grande astrônomo, pai da astronomia moderna, Johannes Kepler, tem como principal objetivo encontrar planetas extrassolares, principalmente habitáveis.

Mas agora, a idéia está indo até mais longe.  Uma equipe de cientistas da Universidade College London, comandada pelo Dr. David Kipping, acredita que será possível descobrir até mesmo “exoluas” – luas dos planetas extrassolares, também conhecidos como exoplanetas.

Para detectar planetas extrassolares, é necessário que estes apresentem um movimento “especial”, como passar na frente de sua estrela mãe, ou “balançar” durante sua órbita.

Quais as condições para uma lua ser habitável?

Se um planeta parecido com Saturno estiver a uma distância adequada de sua estrela, então a temperatura permitirá que a água em estado líquido e seja estável em luas suficientemente grandes, tornando-as potencialmente habitáveis.

Os astrônomos descobriram que exoluas habitáveis com apenas 20% da massa da Terra serão facilmente detectáveis com os instrumentos do Kepler.

Potencialmente, o telescópio poderá procurar luas habitáveis do tamanho da Terra ao redor de mais de 25.000 estrelas, localizadas a até 500 anos-luz do Sol. No céu inteiro, há milhões de estrelas que poderiam ser rastreadas em busca de exoluas habitáveis contando-se tão-somente com a tecnologia atual.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: