VY Canis Majoris (um deus ou um demônio?)

26 10 2009

VY Canis Majoris (VY CMa) é uma estrela vermelha hipergigante localizada na constelação de Canis Major. Entre 1800-2100 raios solares aprox. (2.505.600.000 de 2923200000 km de diâmetro), é a maior estrela conhecida e também uma das mais luminosas. Ela está localizado a cerca de 1,5 kiloparsecs (km 4,6 × 1016) ou cerca de 4.900 anos-luz da Terra. Ao contrário da maioria das estrelas hipergigantes, que ocorrem em ambos os sistemas estelares binários ou múltiplos, VY CMa é uma única estrela. É classificada como uma variável semi-regular e tem um período estimado de 2.000 dias.

O primeiro registro conhecido de VY Canis Majoris é no catálogo de estrelas de Jérôme Lalande, em 7 de março de 1801. O catálogo listado VY CMa como uma estrela de magnitude 7. Novos estudos sobre a sua magnitude aparente durante o século 19 revelou que a estrela vem diminuindo desde 1850.
Desde 1847, VY CMa tem sido conhecido para ser uma estrela vermelha. Durante o século 19, observadores mediram pelo menos seis componentes discretos para VY CMa, sugerindo a possibilidade de que ele é uma estrela múltipla. Estes componentes discretos são conhecidos como áreas brilhantes na nebulosa circundante. Observações visuais em 1957 e imagem de alta resolução em 1998 mostrou que a VY CMa não tem uma estrela companheira.
VY CMa é uma estrela de alta luminosidade M com uma temperatura efetiva de cerca de 3.000 K, colocando-a no canto superior direito do diagrama de Hertzsprung-Russell e sugerindo que ele é uma estrela evoluída. Durante a seqüência principal, que teria sido uma estrela O com uma massa de cerca de 30 a 40 massas solares.

Medindo a Distância
Distâncias Estrelares podem ser calculadas medindo a paralaxe como a Terra orbita em torno do Sol. No entanto, VY

o_O

CMa tem uma paralaxe minúscula com uma alta margem de erro, o que torna pouco confiável para calcular a distância usando esse método.

Em 1976, Charles J. Lada e Mark J. Reid publicou a descoberta de uma brilhante nuvem molecular de aros de 15 minutos de arco a leste de VY CMa. Na ponta da nuvem de fronteira com o aro brilhante, uma queda abrupta das emissões de CO e um aumento no brilho da emissão 12CO foram observados, indicando a possível destruição de material molecular e aquecimento reforço para a nuvem na interface de borda, respectivamente. Lada e Reid assumiram a distância da nuvem molecular é aproximadamente igual ao das estrelas, que são membros do aglomerado aberto NGC 2362, que ionizam o aro. NGC 2362 tem uma distância de 1,5 ± 0,5 kiloparsecs determinado a partir de sua cor diagrama de magnitude.
VY CMa é projetada na ponta da borda, sugerindo sua associação com a nuvem molecular. Além disso, a velocidade da nuvem molecular é muito parecida com a velocidade da estrela. Isto indica ainda a associação da estrela com a nuvem molecular e, conseqüentemente, com a NGC 2362, o que significa VY CMa também está a uma distância de 1,5 KPC.

Tamanho
VY Canis Majoris é a maior estrela conhecida.

C*****!!!

A professora Roberta M. Humphreys da Univarsidade de Minnesota estima que o raio de VY CMa a 1.800 à 2.100 raios solares. Para ilustrar, se o Sol fosse substituído pela VY Canis Majoris, o raio pode estender para além da órbita de Saturno (cerca de 9 AU ). Supondo que o limite de tamanho superior a 2100 raios solares, a luz levaria mais de 8 horas de viagem em torno da circunferência da estrela, comparado a 14,5 segundos para o sol. Levaria mais de 7.000.000.000.000.000 (7 × 1015 ou 7 quatrilhões) Terras para preencher o volume de VY Canis Majoris.

Se a Terra fosse representada por uma esfera de um centímetro de diâmetro, o Sol estaria representado por uma esfera com um diâmetro de 109 centímetros, a uma distância de 117 metros. Nessas escalas, VY Canis Majoris teria um diâmetro de aproximadamente 2,3 km, assumindo que a estimativa de limite de seu raio.
Luminosidade
Em 2006, Humphreys usou a distribuição espectral da energia e da distância de VY CMa para calcular a sua

A estrela libera uma enorme quantidade de gás durante sua combustão

luminosidade. Como a maior parte da radiação proveniente da estrela é reprocessado pela poeira em torno da nuvem, ela integrou os fluxos total sobre a nebulosa inteira e mostrou que VY CMa tem uma luminosidade de 4,3 × 105 na escala de Luminosidade Solar.

Controvérsia

Existem duas opiniões diferentes sobre as propriedades de VY CMa. Em uma, a estrela é uma grande e luminosa hipergigante vermelha. Em outras opiniões (como Massey, Levesque e o estudo de Plez), a estrela é uma supergigante vermelha normal, com um raio de cerca de 600 raios solares. Neste caso, sua superfície se estenderia bem além da órbita de Marte em relação ao nosso sistema solar.

Tal como o seu tamanho, a luminosidade de VY CMa é também o tema de dúvida. A professora Humphreys contesta que a fotometria visual não é o suficiente para as estrelas com poeira estrelar suficiente para reprocessar os fluxos visual e vermelho para o infravermelho termal.

By: Luca Lobo


Ações

Information

59 responses

28 10 2009
Juliana

Caraca, me sinto tão insignificante perto disso…

tipo assim, a gente é minusculo comparado a Terra, a Terra é minuscula comparada ao Sol, agora, o Sol é minusculo comparado a isso ae….
e com certeza existem coisas bem maiores, alem da compreensão humana…..
*isso faz com q qualquer um q se axe superior aos outros pare pra pensar se ele é tão superior assim*

28 10 2009
Luca Lobo

ah! sabe o pior? isso ai deve ser minusculo comparado a outra estrela, ou planeta (sim!) ou qem sabe, um ser vivo? e esse astro maior eh minusculo, e outro tambem, e assim vai. Qem sabe o q nos espera lah fora? o universo eh tao grande e a coomprenção do homem, tao pequena…

4 02 2010
Pedro Augusto

Não, com certeza devem ter estrelas bem maiores que ela que ainda não descobrimos, porém é impossível um planeta do tamanho, maior ao sequer com 1 terço do tamanho da Canis Majoris, pois é uma questão de física, a partir de um ponto a gravidade e pressão começa a ficar supermassiva, o que começa um processo de fusão dos elementos químicos do planeta, o que o transformaria numa estrela. Ou simplesmente o faria explodir.

4 02 2010
Luca Lobo

sei não, pode até ser, mas….

4 02 2010
Pedro Augusto

sem mas nem menos, é impossível

4 02 2010
Luca Lobo

Eu sei, tô te zuando🙂

24 05 2011
Naty...@@#@#@#

Eu nn entendiu nd disso.
+Prbs por ser taum INTELIGENTE

12 03 2010
então

ALguem sabe me falar onde fica essa estrela na constelação do cão maior??

17 08 2012
Jana Almeida

Na constelação de canis major ué…segunda linha do texto,… ¬¬

15 11 2013
Berg

Baixe um software chamado Stellarium, pesquise e você verá. Além de muitas outras coisas incríveis sobre o Universo.

5 03 2011
Emanuel

Oh quão excelso és tú, Oh Senhor Jeová Deus criador dos céus e da Terra e de tudo que nele há e criador deste tão imenso universo, porém para ti nenhuma dessas coisas são surpreendentes, pois tú ó Senhor pela a tua palavra a natureza te obedece e que todas as coisas estão sujeita a tua vontade, pelo o teu poder que és tão imenso que nenhum homem jamais compreenderá e pela a tua inteligencia que vai além do infinito, ao qual a inteligencia humana comparada á tua ó Altíssimo é infinitamente menos que insignificante, desprezível e tola.

Senhor tenha piedade daqueles que dizem que tú não existe, pois eles não sabem o que dizem e não sabem o quanto são ignorantes, porque quam é mais sábio? aqueles que se esforçam grandemente para entender como funciona uma átomo, ou aquele que apenas pela tua própria vontade fizeste os átomos, e as molécula, e as células, e os tecidos, e os orgãos, e os sistemas, e os índividuos, e as comunidades, e a biosfera pelo qual destes todas as perfeitas condições de vida a todos?. Para ti ó Senhor foi tão fácil fazer o universo quanto é para um orador falar a.

24 05 2011
Naty...@@#@#@#

o que é isso?
uma poesia

8 09 2011
Dump de Memória

Evangélico 8a. série é f***.

28 07 2012
Shuma

Não foi fácil não.

Para alguém com um poder total estimado como o teu Deus, descansar após uma semana de trabalho árduo significa muito. Significa que até Deus pode se cansar, que Deus tem um limite de capacidade.

Um limite teórico para um ser teórico e imagininário.

22 08 2012
Flávio Santos

Ow rapaz.. agora não é hora de rezar não… deixa de ser pobre intelectual! -Acha mesmo que Deus vai ficar lendo essas postagens pra ver se tem alguém que fez alguma oração pra ele?? UUAHAHA. Quando postar algo, se dirija às pessoas, não à Deus!

9 03 2011
Ulisses

Quanto mais se conhece do Universo mais vemos que não o conhecemos e que somos pequenos e frágeis.Nada indica que essa supergigante estrela seja a maior que existe,já que muitas teorias cientificas se provarão falsas,como o limite de eddington,que limitava as massas estelares em aprox. 150 massas solares,mas já se descobriram estrelas com massas de até 265 massas solares.
Isso só prova que por mais que acreditemos que conhecemos o Universo,não o conhecemos plenamente.
De fato,somos insignificantes diante desse Universo Infinito o Poderosissimo,com seus Astros fantasticos.
Mas mesmo assim não precisamos ficar tristes ou temerosos,pois Jeová Deus,o criador e Dono do universo não nos considera insignificantes,ao contrario,cada um de nós,por mais fragil,pequeno,e passageiros que somos,para Ele temos um valor Ilimitado.
Portanto,assim como o Universo revela nossa fragilidade,ao mesmo tempo mostra que somos importantes e amados por Jeova,a maior pessoa de todo o Universo, a qual ate mesmo a maior e mais poderosa galaxia ou estrela do universo,perante ele é apenas um minusculo atomo.

10 03 2011
Jhulya

Tipo eu me acho totalmente insiginificantemente perto do universo e cara eu acho que tudo é possível por mais,gravidade que um planeta teria se aumenos fosse um terço da canis majoris,eu acho que sim existe e que é tipo júpter – se agebte chegar perto morremos,pois a gravidade é tanta que nós,iriamos morrer de dor-fim!

19 03 2011
C. Gago

o universo e tao grande(cerca de pouco mais de 8 bilhoes de anos luz,e esta em expansão cada vez mais rápido) que ate as possibilidades mais pequenas sao possiveis

19 03 2011
Vitor

o raio de VY Canis majoris e de 1800 a 2100 raios solares,se calcularmos 2100³ vai dar o volume de Canis Majoris em relaçao ao sol , caberiam bilhoes de sois dentro de VY Canis Majoris

19 03 2011
LexL

o universo e tao grande que e possivel ser ate 300 raios solares

19 03 2011
LexL

ate 3000*

19 03 2011
LexL

o raio de VY Canis majoris e de 1800 a 2100 raios solares,se calcularmos 2100³ vai dar o volume de Canis Majoris em relaçao ao sol , caberiam bilhoes de sois dentro de VY Canis Majoris

26 03 2011
Ulisses

Jeova Deus é tão grandioso e poderoso,que ele sabe exatamente quantas galaxias tem no universo,quantos planetas,estrelas e até mesmo quantos atomos tem no universo. Jeová sabe a cor, o tamanho ,a potencia energéticae ate mesmo a massa de cada corpo celeste que existe no infinito universo.Sim de fato não há sequer uma unica criação que não esteja ao alcance de seus olhos.Portanto toda coisa que existe Glorifique a Jeova Deus ,o Criador de tudo e de todos.

8 09 2011
Dump de Memória

Quem é este sujeito postando questões que nem ele sabe o que está escrito ? Você crê na Bíblia ? Seria interessante confrontarmos ela com a ciência. O que me diz ?

16 07 2012
Jonson

Quem criou ele seu animal? Não venha me dizer que é unipotente e blablabla.

26 03 2011
Ulisses

PS-Porem devemos meditar na criação de Jeova para aumentar nosso temor e nossa devoção por ele,mas nunca devemos adorar a criação de Jeová.
Lembre-se ,adoremos sempre ao criador,nunca a criação.

29 03 2011
Luca Lobo

WAIT, WAT?

8 09 2011
Dump de Memória

SantaMariaMadalena. Não sei o que este pessoal com ensino médio incompleto vem para estes tipo de post…. Affff!!!

25 04 2011
Rafael

Jeova…ou Javé…ou seja la o nome que vc use…
meu…para…esse site é de foco cientifico e não religioso…porq de tanta propaganda religiosa…nem ao menos sabe-se se esse ai existe!!!
fala serio…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…
oniciente segundo esse adoradores dizem…no entanto precisa impor provas sobre a fé dos homens…
onipresente…no entanto onde estava ele quando abraão foi ao egito, e precisou pedir ao esposa se disfarçace como a irmã dele…pois o mesmo temia ser morto por causa da beleza da esposa…
fora o fato do cara prostituir a propria esposa…a entregou ao faraó…e em troca foi presentiado com animais e ouro…
bom…o faraó quando descobriu que pegou gato por lebre…espulsou o cara do egito…kkkkkkkkkkkkkkkk…junto com a esposa (prostituta) dele…
e agora tem esse individuos que cutuam o “deus”…kkkkkkk….do gigolo chamado abraaão…kkkkkkkkkkkkkkkk
mantenham o foco na ciencia…e não em mitologias….

10 07 2011
Ulisses

Pelo seu comentario,percebi duas coisas . 1- Que você “acha”que sabe algo sobre os relatos biblicos,já que você não entende nada sobre os fatos e as motivações envolvidas,Jeová é Onipotente,Oniciente ,mas a biblia não ensina que ele seja Onipresente. 2-Que você se esforçou tanto em desrespeitar as pessoas,que você proprio se esqueceu em falar de ciencia como você mesmo frizou muito bem.Para sua Informação fisicos respeitadissimos como Paul Davies,Stephem Hawking,Albert Einstein,Carl Sagan,Hubert Reeves,e muitos outros reconhecem a evidencia de projeto INTELIGENTE,na criação do universo,e alguns até mesmo já conseguiram vencer o medo da desaprovação da comunidade cientifica e reconhecem abertamente a existencia de um Criador Infinitamente poderoso e inteligente.A unica coisa que me incomoda é sua falta de respeito.

8 09 2011
Dump de Memória

Cara, como eu disse : A maioria dos evangélicos é Analfabeta.

Veja bem meu caro Ulisses :
1o) Hawking é Teísta. Não crê que a Bíblia é inspirada
2o) Einstein é Teísta
3o) C.Sagan era Ateu

Ninguém acredita nesta idiotice de tal “Design Inteligente”, se eles acreditassem nisto, seriam acéfalos como o tal Adauto Lourenço, um pilantra-mor, que se diz Doutor e nem Doutor ele é.

O que me incomoda, não é a falta de respeito, mas a ignorância de evangélicos, que ainda crêem em Livros Inspirados, escritos por selvagens…

1 02 2012
DNS

Que BURRO!!!!

1 02 2012
Orlando

Legal, os mesmos Stephen Hawkings e Carl Sagan que se declaram abertamente ATEUS você ACHA que eles “reconhecem a evidência do projeto INTELIGENTE”. Fale para o seu pastor ler um pouco mais os livros destes autores e parar de pregar estas bobagens para vocês.

28 07 2012
Shuma

Engraçado isso. Um Criador tão inteligente e um bando de puxa-sacos estúpidos que delegam o conhecimento do universo para uma coisa mágica, tirada da cartola de um ser imaginário.

Se tivéssemos realmente um Criador, este morreria de tédio ao perceber que sua criação não se desafia os mistérios da existência. Isso é um paradoxo interessante, pois tem que ser cientistas ateus os únicos que conseguiriam perceber, demonstrar e apreciar o real poder de alguém que eles não acreditam que existe.

28 04 2011
André

Incrível. Fico sem palavras.

8 05 2011
HChuchu

Nossa isso é incrível, pena que essa grande estrela está morrendo e dentro de 3000 anos ela não existira, isso me faz pensar que somo nós dentro do Universo, porque deve ter milhares de vidas pelo Universo todo.

2 06 2011
Raphael

Realmente incrível. O tamanho dessa estrela é assustador e muito peculiar. Não duvido que exista estrelas e “coisas” maiores nesse universo… A ciência ainda irá fazer descobertas incríveis, como sempre fez. Esse debate não é uma questão de religião, mas análise ciêntifica: Estamos debatendo sobre o que o ser humano é capaz de comprovar e o que ainda pode descobrir, é algo totalmente restringido. Não somos absolutamente nada perto do que esse universo guarda, apenas pequenos seres morando em um pequeno planeta totalmente ameaçado. Foco na ciência. Foco na realidade.

11 06 2011
Charles Bruno - Aracaju-SE

A idade do universo é de aproximadamente 13,5 Bilhões de anos; levando em consideração a expansão contínua do universo, desde a época da liberação de átomos, conhecida como Big bang, toda essa grandiosidade é lógica, mas, mesmo assim, em termos de compreensão humana, essas medidas são colossais.

17 06 2011
wilnes

isso me dez pensar o seguinte:
nossa, eu nunca vou ver algo assim.(kkkkk)
mas é serio isso é muito interessante
nossa o sol por muitos conhecido como gigante , é um carrapato em vista disso!

22 06 2011
Arthur Souza de Lima

All in all is just dust in the wind.

2 07 2011
saulo

e isso não eh nada comparado a nossa imaginação. muito menos ainda, se comparado ao poder de nosso Deus todo poderoso criador da terra do céu e de tudo que neles existem. Se já vemos isto, imagine o que tem a ser revelado no desconhecido espaço sideral feito pelo poderoso Deus.

2 07 2011
saulo

imaginem que numa nuvem, existem incontaveis goticulas de agua que a fazem. no espaço, existem nuvens de galaxias, ou seja, as galaxias se tornariam as goticulas de agua, fazendo que esta e as demais estrelas conhecidas nao sao nada comparadas com o que esta por vir no passar do conhecimento… coisas maiores virao a aparecer por ai.!!!!

27 07 2011
José Mariano

Pessoal, em primeiro lugar não é oniciência e sim onisciência, então se vocês vão se agredir verbalmente, pelo menos usem a língua portuguesa de forma correta.

30 07 2011
vitor

o sol e 1 300 000 vezes maior que o sol e a eitakarenai e 5 000 vezes maior que o sol e betelgeuse que e 300 vezes maior que a eitakarenai e enfim o mostro canis majoris 1 000 000 000 vezes maior que o sol e nos somos uma poeira perto disso e um formiga e um nada

30 07 2011
xarabunda

wauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

30 08 2011
Willian Shevchenko

penso tanta coisa quando entro nesse universo de pensamentos sobre o universo…. é muito dificil acreditar que existem pessoas que acham que o inicio de tudo, foi uma obra do acaso, ja que cientificamente, a teoria da relatividade não funciona na ponta do tempo, no Alfa do universo

30 08 2011
Willian Shevchenko

busco sempre a explicação e orientação para a ciencia, teoria da evolução? idade da terra? uq explica as diversas formas de vida encontradas aqui? porque em todo o raio de universo observável não existe outra condição propícia ao ser humano viver? o universo é um caos completo!!! Marte, nosso vizinho mais proximo não oferece uma temperatura para condição de vida, porém uma vida da terra sobreviveu la levada por uma sonda.. Marte não oferece nenhuma condição de ser habitado cientificamente falando, atmosfera de dioxido de carbono e gaz metano.. o sonho de viver em Marte morre aqui!!!!….. ou seja, se o universo são campos de batalha sangue e medo, a terra é simplesmente uma cama de repouso inatingível……. acaso??

eu acho que além de tudo uq a ciencia pode nos mostrar, existe uma fonte, que nos fez viver, criar inteligencia e possibilidade de procriação (como em todos os animais sexo) e ainda emoção (humanos fazem amor.. ou não!! hehe, mas existe a atração física, particularidade humana)

21 09 2011
joaobr

o sol é um dos astros mas existe varios outros enormes como a R136a1 10 milhões de vezes mais brilhosa que o sol a Sirius ela esta a 4,7 anos luz da Terra é uma das mais proximas (a Sirius)

13 10 2011
André Moises

Incriveis comentarios pessoal. Como muitos de vocês disseram muitas descobertas estão por vim. Mas creio que outras grandes descobertas nem serão feitas, pois somos limitados em questões tecnicas, de tecnologia de pesquisas. Não me recordo agora, mas sei que temos um limite de vista em “Xis” anos luz. Não haverá no mundo instrumento que possa ver além desse “Xis” (Ex: Um binoculo que só pode alcançar 3mil metros. Sabemos que existe muito além dessa distancia citada). Além disso a idade do inicio de tudo ou “Big Bang” é de 13bilhões de anos. Isso me da uma definição. (O Universo de Galaxias é Finito no Infinito). Ou seja, em meio a toda distancia percorrida desde o inicio em algum lugar tudo acaba e o que resta será apenas a massa escura. (Outro Exemplo: Uma viagem sem rumo onde você vai sempre seguir em frente sem ter chegado ao destino, ou estar seguindo em frente numa escala infinita). Me impressiona mesmo é que o universo ainda se encontra em acelerada expansão, isso exige muita energia. (Vejamos como exemplo: Um tiro de revolver é o Big Bang. Ele vai seguir sua distancia “Xis” em alta velocidade e em algum lugar a bala vai desacelerar até parar por falta de energia). Até quando o universo vai ter energia para isso? Será que as explosões de extrelas continuará com todo esse ciclo de expansão? Só sei de uma coisa para mim “O universo é incrivel, fascinante e temos muito para aprender sobre ele”. Espero que tenham entendido meu comentario.

13 10 2011
Adriano Mattos

Do ponto de vista religioso. Pense numa escala para medir o tamanho de Deus. Como se ele fosse um ser humano. Faça de conta que todo universo é apenas um pequeno neuronio desse grande e inteligente ser.

1 02 2012
Fernanda Silva de Oliveira

ME AMARROTA QUE EU TÔ PASSADA!
Se o Sol que perto da Terra é tão grande, imagine as pessoas . Agora sei como as formigas se sentem ! Eu sei que muita gente deve tá se perguntando como iria pra lá se isso fosse uma pizza ou um hambúrguer !
Alôôôôôôôôôôôôôôôôôôôôôôôôôôoôôôôôôôôôôôôô! SEUS LEZADOS, NÃO DÁ PRA CHEGAR ATÉ LÁ ! SE NÃO CONSEGUIRAM CHEGAR EM MARTE VÃO CONSEGUIR CHEGAR EM OUTRA GALÁXIA ?!
Tchaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaau ♥

9 02 2012
guilherme

se esse povo quer discutir sobre religiaõ pq eles nao vao para o site do rr soares kkkkkkkkkkk pô isso é um site de ciência nao de religiao,se liguem

12 02 2012
tavinho

né. esse site é massa,muito legal

12 02 2012
tavinho

se a terra é muito pequena perto do sol, imagine uma coisa 1.000.000.000 maior q o sol e 7.000.000.000.000.000 maior q a terra nos sentimos minusculos perto do vy Canis Majoris .
È como se fossemos uma formiga perto de um gigante, inacreditavel.Será q existe algo maior ainda nao descoberto, um misterio para a ciencia .

18 02 2012
Albert.E

Nossa como as pessoas estão com a mente distorcida…

27 02 2012
Marcos N.

Jamais um planeta se fundiria em uma estrela, por força de pressão e força gravitacional etc, etc. Uma estrela é uma bola de gáz incandescente, não posssui atmosfera, superficie, nada, apenas transformando núcleos de hidrogenio em hélio numa fusão termonuclear. Como diz o próprio tema, se fosse colocada no lugar do nosso sol, sua órbita iria além da órbita de saturno. Acredito que não deve haver nenhuma estrela maior que ela, não no universo visível. Pelas medições do telescópio Hubble, o homem já conseguiu ver até nas mais profundas entranhas do universo, cerca de 13 bilhões de anos luz. Os cientistas não crêem que exista uma corpo celeste tão grande como ela. Talvez tenha…mas nós não conhecemos.

27 02 2012
11 06 2012
silas

chuck noriss conseguia segurar esa estrela ai e a Pistol Star

14 12 2012
Everton

Eu gostaria de ver éla a olho nú seria super hiper mega blaster fantastico

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: