J.K. Rowling é acusada de plágio

18 02 2010

A escritora J.K. Rowling está sendo processada por ter supostamente roubado ideias para livros da série ”Harry Potter” de outro autor britânico. Os herdeiros de Adrian Jacobs incluíram Rowling como ré no processo contra a editora

Primeiro James Cameron e agora ela?

Bloomsbury Publishing PLC por infringir direitos autorais. A inclusão do nome da autora ao processo foi divulgada em comunicado divulgado ontem na Austrália, onde os representantes dos herdeiros de Jacobs estão baseados.

O processo, que corre em uma corte de Londres, acusa Rowling de copiar parte substancial de um livro de Jacobs, de 1987, em ”Harry Potter e o Cálice de Fogo”. Os herdeiros de Jacobs acusam a autora também de ter usado ideias de ”Willy the Wizard” em outros volumes da série ”Harry Potter”. Jacobs morreu em Londres em 1997. ”Harry Potter e o Cálice de Fogo” é o quarto livro da série de Rowling e foi publicado em julho de 2000. “Estimo que é um caso de meio bilhão de dólares”, disse Max Markson, representante dos herdeiros de Jacobs.

J.K. Rowling afirma que a acusação é completamente falsa. “Fico triste com essa acusação de eu ter usado material de outra fonte para escrever Harry”, disse ela. “O fato é que nunca ouvi falar desse autor ou desse livro antes da primeira acusação dos herdeiros em 2004; nunca li o livro.” Em junho, a Bloomsbury disse que a acusação de plágio era “sem fundamento nem substância e totalmente falsa”. A editora diz que a primeira aproximação dos herdeiros de Jacobs aconteceu em 2004, mas eles não souberam identificar nenhum texto de ”Harry Potter” que tivesse sido copiado de ”Willy the Wizard.” No comunicado dos herdeiros do escritor, há ainda referência a medidas legais contra os filmes e o parque de diversões inspirados nos livros.

By: Luca Lobo


Ações

Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: