Quanto tempo você vive sem cabeça (ou melhor, sem corpo)

30 05 2010

Quanto tempo uma cabeça humana permanece viva e consciente depois de ser decapitada?

Segundo o Dr. Ron Wright, um patologista forense e ex-diretor médico de exames em Broward County Florida:

“Após sua cabeça ser cortada por uma guilhotina, você tem 13 segundos de consciência ( talvez mais ou menos 2 segundos de diferença). 13 segundos é o tempo em que a quantidade de fosfatos de alta energia (ATP) que os citocromos no cérebro possuem são suficientes para resistir sem oxigênio e glicose novos.”

Apesar disso, atividade eletroquímica no cérebro não é garantia de pensamento consciente, embora, como observa Wright, existem casos de cabeças decapitadas piscando em resposta a perguntas, “uma vez para sim e duas para não”.

Na época da Revolução Francesa, conta-se que era pedido a muitos dos condenados que ficassem piscando o quanto conseguissem depois da decapitação. Enquantos muitos não piscavam nenhuma vez, alguns conseguiam piscar por até 30 segundos.

Conta-se também um caso ocorrido em 28 de junho de 1905, na execução de um assassino chamado Languille na França. O Dr. Beaurieux durante a execução do condenado, escreveu suas observações no Archives d’Anthropologie Criminelle:

“Aqui, então, está o que eu pude constatar imediatamente a seguir à decapitação: os lábios e pálpebras do homem guilhotinado trabalharam em contrações rítmicas irregularmente durante cerca de cinco ou seis segundos… eu esperei por alguns segundos. Os movimentos espasmódicos cessaram.

O rosto relaxado, as pálpebras meio fechadas sobre os olhos, deixando apenas o branco da conjuntiva visível, exatamente como nas pessoas agonizantes que temos a oportunidade de ver todos os dias no exercício da nossa profissão, ou como naqueles apenas mortos.

Foi aí então que eu chamei com a voz forte e acentuada “Languille!” Eu vi as pálpebras lentamente se levantarem, sem qualquer contração espasmódica… Depois, os olhos de Languille se fixaram diretamente nos meus e as pupilas se focaram… Após alguns segundos, as pálpebras fecharam-se novamente, devagar e uniformemente, e a cabeça voltou a ter a mesma aparência que tinha antes de eu ter chamado.”

TENSO!

by: Pedro A.


Ações

Information

2 responses

31 05 2010
carinha

hum blog legal. pingas

1 06 2010
sasa

medooo…o.0
huahauhauhauhau

Deixe um comentário