Ornitorrinco gigante com dentes é descoberto

5 11 2013

Uma espécie extinta de ornitorrinco gigante, com uma potente arcada dentária, foi identificada a partir de um dente fossilizado, anunciaram cientistas australianos e americanos no “Journal of Vertebrate Palaeontology”.

Ilustração oficial divulgada por pesquisadores mostra a espécie recém descoberta. No canto direito, na parte de cima, estão os dentes descobertos.

Ilustração oficial divulgada por pesquisadores mostra a espécie recém descoberta. No canto direito, na parte de cima, estão os dentes descobertos.

Com o mesmo bico de pato característico de seus parentes atuais, mas dotado de dentes, com uma pele grossa e patas que são ainda mais esquisitas que os de hoje, este ornitorrinco carnívoro, batizado Obdurodon tharalkooschild, viveu entre 5 e 15 milhões de anos. Os cientistas acreditam que ele media cerca de um metro, ou seja, o dobro do ornitorrinco atual.

Esta nova espécie foi identificada a partir de um único molar descoberto por Rebecca Pian, da Universidade Columbia de Nova York, no sítio de Riversleigh, no estado australiano de Queensland (nordeste). O Obdurodon tharalkooschild (fale isso 3 vezes rápido) viveu em uma época em que se pensava que os ornitorrincos eram menores e sem dentes, ou seja, exatamente ao contrário do que foi provado, explica Michael Archer, da Universidade de Nova Gales del Sul. “A nova espécie era um animal essencialmente aquático, como seu primo contemporâneo, e habitava nas imediações de pontos de água nas florestas que então cobriam a região”, acrescenta Suzanne Hand, também da Universidade de Nova Gales do Sul.

Ele se alimentava provavelmente de crustáceos e de pequenos vertebrados como rãs e tartarugas, cujos fósseis foram achado no mesmo lugar. Os ornitorrincos, que são ovíparos, só são encontrados agora no leste da Austrália.

Fonte: G1

By: Kappa Luca


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: