Monte Etna entra em erupção pela décima quarta vez este ano

27 10 2013

O vulcão Etna, situado na ilha da Sicília, no sul da Itália, entrou em atividade na última madrugada por uma nova cratera aberta na face sudeste, que lançou lava e cinzas que foram levadas pelo vento rumo ao sudoeste, informou neste sábado o Instituto de Geofísica e Vulcanologia de Catânia, a erupção foi precedida por uma série de tremores no subsolo na sexta-feira. Nenhum vilarejo foi esvaziado em função da erupção, que não causou nenhuma ruptura significativa, embora o espaço aéreo sobre a Sicília tenha sido brevemente fechado nesta manhã, de acordo com o aeroporto de Catânia.

O Monte Etna visto do vilarejo de Viagrande neste sábado (26)

A atividade do Etna começou ao redor da meia-noite (hora local), mas a lava só foi vista por volta das 4h50 (0h50 de Brasília). A situação é monitorada pelo Instituto de Geofísica e Vulcanologia de Catânia. O Instituto informou que um filete de lava emerge da cratera e se dirige rumo ao deserto do Vale do Bove.

O fluxo de lava é alimentado por material piroclástico, ou seja, uma mistura de gases vulcânicos quentes, materiais sólidos quentes e ar, que se movimenta no nível do solo. O Instituto de Geofísica e Vulcanologia de Catânia garantiu que a lava atingiu uma área afastada dos centros populosos e não representa nenhum perigo para as pessoas e bens materiais.

O vulcão está em atividade quase constante, embora a última grande erupção ocorreu em 1992.

Fonte: Terra

By: Kappa Luca


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: