Dicas e truques para combater aquele sono no trabalho

16 02 2012

É um fato que todos que trabalham, sofrem.. Aquele soninho após o almoço ou lanche, que na maioria das vezes pode prejudicar seu rendimento e até causar problemas com seu chefe! Mas, quais as causas mais comuns desse sono e o que podemos fazer para combate-lo?

O quê provoca o sono no trabalho?

Domir pouco – Jornada excessiva, revezamentos constantes no horário de trabalho,  problemas pessoais e muitos compromissos fazem uma pessoa dormir menos do que o corpo precisa.

O que fazer?

Procure dormir mais. Um adulto precisa dormir de seis horas e meia e oito horas e meia por dia. Aproveite as viagens de ônibus, os minutos que restam do almoço ou dos intervalos dos estudos para cochilar.Também vale compensar o sono no final de semana!

Dormir mal – Ansiedade, mente agitada, calor,claridade, desconforto, barulho, doenças e praticamente tudo que pode atrapalhar sua boa noite de sono.

O que fazer?

Elimine tudo que dispensar seu sono. Prepare um ambiente confortável, arejado, silencioso e escuro (mas vale também deixar uma brecha de luz no quarto também, se preferir).Tente também não pensar no trabalho antes de dormir e ao invés disso pense em situações calmas. Não coma alimentos muito pesados e se for ver TV, programe-a para desligar em 30 minutos. Mas ao invés de TV, tente ler ou ouvir musicas calmas.

Doenças –  Existem doenças que provocam o sono diurno e outras que atrapalham o sono noturno, como a apneia (que provoca roncos e interrupções na respiração durante o sono), obesidade, insônia e a narcolepsia (ataques de sono repentinos), hipersonolência  idiopática ( sono excessivo o tempo todo), entre muitas outras

O que fazer?

O melhor é procurar um médico, que poderá ajudar no diagnóstico e tratamento dessas doenças para evitar problemas futuros e melhorar a qualidade do seu sono.

Confira abaixo mais algumas dicas!!

  • Apesar dos especialistas associarem esta questão do sono ao ciclo biológico normal do homem, desfazendo o mito do almoço como principal responsável, a verdade é que as refeições pesadas têm tendência a aumentar os sintomas de cansaço. Coma menos do que o habitual e evite o alcool e condimentos muito fortes.
  • Guarde um lanche para quando começar a sentir sono. Fruta fresca ou umas bolachas são boas escolhas. O açúcar é um bom auxiliar no combate destas “quebras” de energia.
  • Graças a ação da cafeína, o tradicional cafezinho pode ajudar a manter os níveis de concentração e o estado de alerta, prevenindo a sonolência. Assim, mais uma razão para se manter o típico hábito português do café depois de almoço.
  • Passear 10 minutos a pé pode ser o suficiente para aumentar o seu nível de energia para a tarde. Ainda melhor, se o puder fazer ao ar livre, já que a luz do Sol funciona como um “carregador de baterias” natural.
  •  Os praticantes de exercício regular são unânimes quanto aos benefícios deste para a energia do dia-a-dia. Ir ao ginásio, correr ou nadar logo pela manhã são sugestões que podem ajudar a melhorar o problema.
  •  É mais provável que sinta sono se o local de trabalho estiver muito silencioso. A música pode animar instantaneamente o ambiente. Porém esta não é sempre uma opção pacífica. Primeiro porque não é fácil agradar a “gregos e troianos” no que diz respeito aos gostos musicais, por outro lado, nem toda a gente aceita facilmente a ideia de trabalhar com música de fundo, por achar que isto diminui a sua concentração.
  • Se tiver oportunidade de planear o seu trabalho, procure marcar as atividades que exijam mais esforço para a parte da manhã ou final da tarde, quando os níveis de energia estão mais elevados. Dedique o período mais crítico ao contacto com os outros, pois esta interação vai obrigá-lo a manter uma postura mais profissional.
  • Não esteja sentado mais do que 45/50 minutos de seguida. Não só é negativo para a sua postura como prejudicial à sua concentração e um potencial contribui para o cansaço.
  • Um cochilo de 20 minutos é o ideal para dar ao corpo o descanso necessário. Se tem a sorte de trabalhar perto de casa e de almoçar por lá, experimente!

Bom pessoal, espero que isso ajude em algo a vocês, pois eu sei que para mim está!


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